Português English
Login: Senha:
Artigos
30/1/2017
BRASIL - A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DA AMÉRICA LATINA E A NECESSIDADE DE REFORMA TRIBUTÁRIA - CAIO GALATTI



Segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os brasileiros desembolsaram o equivalente a um terço do Produto Interno Bruto (PIB) para pagar impostos, taxas e contribuições.

O Brasil lidera entre os países da America Latina e Caribe, sendo que o indicador brasileiro tem girado entre 32 e 33% do PIB, comparável a dos países ricos, onde a média de impostos equivale a 34,4% do PIB em média.

Pois bem, diante do cenário, é clara a necessidade de reforma tributária, tendo em vista que o Brasil é um dos que menos arrecada com a renda e o lucro e o que mais arrecada com contribuições sobre a seguridade social.

Outrossim, é enorme a arrecadação sobre a venda de mercadorias e serviços, que é responsável por 41,7% dos impostos obtidos pelo Brasil.

Importante ressaltar que será apresentada perante a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, uma proposta de reforma tributária, de relatoria do Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Entre alguns pontos, existe a possibilidade do fim da CSLL, e melhor eficiência na cobrança do Imposto de Renda, visando o aumento de arrecadação do IR. 

Pois bem, acredito que a proposta ainda será amplamente discutida, e não sabemos quem vai vencer esta queda de braço, em virtude de existir um grande conflito de interesses, contudo, aproveitando a situação atual do país, o momento é propício para, enfim, após anos de discussão, seja efetivamente realizada uma reforma tributária.

‹ Retornar
Cadastre-se para receber nossa newsletter.
Nome:
E-mail:

Siga-nos nas redes sociais









 
 
Brasil . São Paulo . SP | Rua Capitão Rosendo, 123 | Vila Mariana | 04120-060 
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 08:30 às 18:00. 
 
 
  Roncato Advogados® | ©2017 www. roncatoadvogados.com.br | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Roncato Advogados, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.