Português English
Login: Senha:
Artigos
12/9/2016
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: MUSICOTERAPIA EMPRESARIAL. - JÉSSICA DELGADILLO



A Musicoterapia Empresarial é uma nova tendência nas organizações, integra empresa e música, consistindo em sua aplicação para produção de bem estar e saúde do colaborador. 

O trabalho tem como foco a escuta interna e externa do ambiente de trabalho, favorece a comunicação intra e interpessoal, promovendo a saúde e potencializando a produtividade.

A comunicação envolve as relações consigo e com o outro e se dá através de elementos não verbais, informações trazidas pelo corpo por meio de gestos, voz, sentidos, cultura, entre outros. E, por meio também, da comunicação verbal, que é a linguagem falada. Tecnicamente, estimular a escuta, os movimentos e os sentidos favorecem a comunicação verbal e a não verbal, que por sua vez traz a excelência no atendimento ao cliente, desenvolvimento de vendas, habilidades gerenciais, liderança e qualidade.

A atuação do musicoterapeuta no ambiente de trabalho é através da musicoterapia ativa ou receptiva. 

Musicoterapia Receptiva: (escuta sonora e musical), podendo ser utilizada em diversas estratégias, como música ambiente, previamente selecionada, para concentração, atenção e memória, além de promover o relaxamento e a redução das tensões. 

Musicoterapia Ativa: representa o fazer musical que proporciona um alívio das tensões conscientes e inconscientes, eliminando conteúdos internos, possibilitando uma forma de se relacionar consigo mesmo, com o trabalho e com o outro.

Na atuação de trabalho em grupo, o musicoterapeuta pode usar do silêncio, observando a expressão corporal e a percepção dos sons, ampliando as funções do ouvir e do escutar no ambiente de trabalho, trazendo comparações dessas experiências com situações vividas no trabalho.

A música promove a liberação de substâncias químicas que trazem diversas sensações, aumentando a imunidade, a saúde física e a sensação de prazer, além da espontaneidade, integração, desinibição e um melhor relacionamento com cliente, melhorando a produtividade e a motivação em equipe, assim como nos treinamentos de liderança.

A musicoterapia como arte no trabalho promove um senso sensível, traz bem-estar e criatividade para lidar com situações do cotidiano com mais eficiência e habilidade, como no caso do profissional do setor jurídico, que requer em seu cotidiano concentração, administração do seu tempo, habilidades para promover estratégias de audiências, entre outras necessidades, melhorando seu rendimento, produtividade, saúde integral, além do desenvolvimento humano, trazendo uma iniciativa de humanização e responsabilidade social.

Pode ser realizada através de:

Palestras;
Práticas Vivenciadas;
Música ambiente ou estímulos sonoros e musicais durante o trabalho;
Performance ou Musicoterapia Laboral: grupos de música e movimento voltado à sensibilização e conscientização;
Instalações: espaços ambientados de silêncio, sons, música e instrumentos musicais;
Eventos Musicais Temáticos;
Ponto de Escuta na Empresa: o musicoterapeuta escuta as queixas e media conflitos através dos sons e da música (pessoalmente ou intranet);
Programas específicos e temáticos para liderança, motivação, aposentadoria, reengenharia e processos de mudança, trazendo adaptabilidade e flexibilidade, favorecendo o clima organizacional;
Musicoterapia Clínica: grupos de prevenção e tratamento de doenças ocupacionais e afastamentos: depressão, pânico, dependência química, ler-dort, disfonias.

O foco principal dos treinamentos e intervenções de musicoterapia empresarial é a comunicação e a saúde, devendo sempre ser realizados por um musicoterapeuta formado e habilitado, que pensa nas relações entre música, ser humano e empresa.

“A musicoterapia na empresa é uma contribuição que pretende afinar instrumentos pessoas numa grande orquestra para a Sinfonia da Vida”. Por Mirian Steinberg

‹ Retornar
Cadastre-se para receber nossa newsletter.
Nome:
E-mail:

Siga-nos nas redes sociais









 
 
Brasil . São Paulo . SP | Rua Capitão Rosendo, 123 | Vila Mariana | 04120-060 
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 08:30 às 18:00. 
 
 
  Roncato Advogados® | ©2017 www. roncatoadvogados.com.br | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Roncato Advogados, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.