Português English
Login: Senha:
Artigos
14/4/2016
GOVERNANÇA CORPORATIVA CONTRA O SPED - RODOLFO RODRIGUES



Dentro do lugar comum da complexidade do sistema tributário nacional, a sofisticação da tecnologia utilizada pelo FISCO, causa preocupação ao mundo corporativo.

Uma infinidade de tributos com alterações constantes, está em descompasso com a escrituração digital e emissão de documentos eletrônicos.

Para enfrentar este paradigma, não basta apenas o investimento em sistemas informatizados, pois todo sistema precisa ser alimentado por um capital humano. Neste momento, é preciso implantar uma forte governança tributária para uma companhia se manter competitiva.

O sistema público de escrituração digital (Sped), envolverá praticamente todos os departamentos de uma empresa com obrigações fiscais, após a implementação do eSocial (informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias), assim como do Bloco K (controle da produção e do estoque).  Não haverá mais espaço para profissionais, sem o mínimo viés tributário, ocuparem cargos que até então não contavam com essa exigência.

A valorização do conhecimento sobre tributos e suas obrigações trará resultados, tanto no planejamento estratégico, reduzindo o impacto tributário de suas operações, quanto no desenvolvimento de um compliance que afastará o risco de autuações.

Através de um compliance fiscal adequado, cria-se um conjunto de disciplinas para se cumprir as normas legais regulamentadoras, impostas pelo FISCO. Evita-se, portanto, o risco das pesadas multas que podem decorrer de erros e inconsistências no preenchimento e envio das obrigações acessórias.

Uma corporação focada, além de bem assessorada na área tributária, abre a possibilidade de reduzir seus custos, tornando-se mais competitiva. Isto ocorre justamente em razão das incongruências fiscais do país, as quais trazem inúmeros precedentes para revisões de procedimentos e legislações, permitindo a recuperação e economia de valores expressivos.

Não há, portanto, melhor forma do que se organizar tributariamente para combater a opressão de um sistema de escrituração ineficaz, que se modernizou para exigir, mas sem aperfeiçoar suas normas para simplificar.

Por: Rodolfo Rodrigues

‹ Retornar
Cadastre-se para receber nossa newsletter.
Nome:
E-mail:

Siga-nos nas redes sociais









 
 
Brasil . São Paulo . SP | Rua Capitão Rosendo, 123 | Vila Mariana | 04120-060 
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 08:30 às 18:00. 
 
 
  Roncato Advogados® | ©2017 www. roncatoadvogados.com.br | Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site é de propriedade e uso exclusivo da Roncato Advogados, proibida sua reprodução ou utilização total ou parcial a qualquer título, sob as penas da lei.